terça-feira, 10 de novembro de 2009

Esqueci-me. Queimei.

Condução: processo de transmissão de calor de molécula em molécula de duas substâncias com temperaturas diferentes, ocorrendo geralmente entre sólidos.

Fluxo de calor: espontaneamente, o calor sempre se propaga de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura.


Condutividade térmica de materiais a 27 ºC
:
Material Condutividade térmica
[J/s/(m·K)] ou [W/(m.K)]
Prata 426
Cobre 398
Alumínio 237
Tungstênio 178
Ferro 80,3
Vidro 0,72 - 0,86
Água 0,61
Tijolo 0,4 - 0,8
Madeira (pinho) 0,11 - 0,14
Fibra de vidro 0,046
Espuma de poliestireno 0,033
Ar 0,026
Espuma de poliuretano 0,020

Tá... disso eu sei. Estudei, fiz e refiz inúmeros exercícios e provas sobre o assunto. Ouvi até cansar o professor explicar que calor se transfere do mais quente para o mais frio, que metais são ótimos condutores térmicos. Decorei a fórmula de Fourier, sei as leis da calorimetria e sua equação fundamental.

O que eu não consigo entender é como, depois de um ano de aprendizado (um ano não, vários), eu consigo ser burra o suficiente de esquentar uma faca no fogão e, depois de alguns segundos, testar na minha mão se o objeto realmente esquentou.

Me queimei, lógico. Deixei de lado tudo o que aprendi, esqueci-me de que não era ignorante, de que sabia que a faca esquentaria rapidamente por ser um bom condutor térmico e por estar com a temperatura bem mais baixa que a do fogo, de que os átomos da faca logo ganhariam energia e se agitariam. Esqueci-me.

Se eu estou não aplicando o que aprendo durante o ano letivo aos meus 16 anos... imagina daqui a uns 10 anos! Tudo o que eu terei esquecido... espero que as experiências me ajudem a compensar o esquecimento e a falta de atenção por bom senso e instinto.

7 comentários:

  1. Estou impressionada, Camileis! Queimaduras com faca (ou com qualquer outra coisa) parecem muito mais comigo do que com você! Hahahaha! Não se preocupe, passa um pouco daquela pomada Queimalivre que logo vai melhorar. Dica de uma amiga mais estabanada e desatenta que você...
    Beijos!

    PS: Que que você tava fazendo? Queijo coalho no fogão ou marshmallow derretido?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, estava esquentando a faca para cortar um treco de um trabalho hehe.

    Qual seria a utilidade de uma faca quente pra fazer marshmallow derretido ou queijo coalho (várias interrogações > o teclado tá sem). Eu ein...

    Beijo!

    *Já tá melhor a queimadura... a bolha já sumiu.

    ResponderExcluir
  3. kkkkk!! não era nenhum dos dois!!
    era pra cortar uma coisa pro nosso trabalho de teatro! hahaha.
    Bjos
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Oi camileis!!
    vc ta ai?
    kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Não! Vc espeta o queijo ou o marshmallow na faca e esquenta no fogão... Nunca fez isso? É muito bom! Já queimei minha língua até! Hahaha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ouch, língua queimada: nada bom.

    E não, no fogão nunca fiz isso... mas na lareira sim! Sou chique, esqueceu?! Haha! E não foi com uma faca!

    Ai, agora tô com uma vontade danada de comer queijo coalho. Culpa sua.

    ResponderExcluir
  7. Que maldade! Agora eu tbm fiquei com vontade de comer queijo coalho! :(
    Bjus

    ResponderExcluir