quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pós-modernidade: ironia?

Às vezes quando paro e olho ao meu redor, me assusto. Será que o desenvolvimento pós-moderno vale tanto a pena como é falado e visto? Não sei, realmente não sei.

Lendo uma revista há pouco tempo atrás vi os últimos lançamentos de tvs. A grande novidade é um sensor de ondas infravermelhas que captam movimentos pré determinados, de modo que a pessoa não precisa nem se preocupar com o controle remoto, é só mexer a mão.

Qual é o problema de usar um controle??? Já não basta poder ficar com as nádegas no sofá sem precisar levantar pra apertar algum botão da tv? E pior, gastar um dinheirão para ter um "esforço" a menos. (Sim, estou indignada; dinheiro poderia ser investido para causas bem melhores, e não na produção de futilidades).

Cada vez mais se fala em uma vida saudável, mas toda essa tecnologia em andamento, toda essa poluição visual e sonora a que somos expostos, todos as drogas (até as medicinais) que causam o organismo a ter dependência, todos os nojentos alimentos transgênicos produzidos, todos os suicídios crescentemente realizados... Não me parece uma vida tão saudável assim.

Fala-se em modernidade, mas afinal, o que raios significa a palavra moderno? Tava tentando elaborar um conceito; sem sucesso.

Acho tudo irônico e estranho. Tá que tenho uma leve tendência a pensar assim, mas tudo bem, hehe. Às vezes fico na dúvida se o saldo dessa época pós-moderna é realmente positivo. A maioria das coisas antigamente pareciam ser muito mais simples e melhores do que hoje, ou pelo menos, para o que o hoje aponta.

Bem, sou a favor da simplicidade, e pelo o que eu vejo, ela está cada vez mais distante e desfigurada.

Então fica a pergunta, será que vale a pena?

(Apesar da pós-modernidade ser considerada a época após 1950, e o filme "Modern Times" ser de 1936, resolvi colocar essa foto, gosto dela).

3 comentários:

  1. Você tentando achar um conceito pra moderno me fez lembrar da aula de filosofia... hahaha...
    Beijos Camila!!
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Acho que foi a única coisa que ouvi da aula toda: "O que significa a palavra MODERNO pra você?" hehehe.

    ResponderExcluir
  3. esse filme é ótimo! Meu diretor favorito!

    ResponderExcluir